Loading

Programação Geral

dia 01

  • Orquestra de Sopros do Orfeão de Leiria
    Orquestra de Sopros do Orfeão de Leiria 17h

    Maestro Mário Teixeira
    Local: Teatro-Cine de Pombal
    M/6
    Bilhete gratuito

    A Orquestra de Sopros foi fundada pelo maestro Alberto Roque em setembro de 1998. Atualmente é dirigida pelo maestro Mário Teixeira, tendo sido dirigida por maestros convidados como José Brito, Alberto Roque, Luís Casalinho e Henrique Piloto, entre outros. Destacam-se, como atividades regulares, a realização de concertos por vários locais do país e a realização de um estágio anual, com maestros convidados. Este agrupamento é constituído por cerca de 50 músicos, sendo que alguns deles são ex-alunos da EMOL

dia 02

  • Avós em Rede
    Avós em Rede 10h e 15h

    Local: Biblioteca Municipal de Pombal

    Destinatários: Público sénior (+60)
    Inscrições limitadas a 8 participantes / grupo

    O Projeto Avós em Rede tem o objetivo de oferecer à comunidade a oportunidade de aprender noções básicas de informática, capacitando os participantes para exercícios simples que podem ter grande utilidade na vida diária. Este projeto dedicado à população sénior é um momento de partilha, de combate ao isolamento, de valorização de experiências e de apoio à aprendizagem ao longo da vida. É de acesso livre e gratuito.

  • Avós em Rede
    Avós em Rede 10h e 15h

    Local: Biblioteca Municipal de Pombal

    Destinatários: Público sénior (+60)
    Inscrições limitadas a 8 participantes / grupo

    O Projeto Avós em Rede tem o objetivo de oferecer à comunidade a oportunidade de aprender noções básicas de informática, capacitando os participantes para exercícios simples que podem ter grande utilidade na vida diária. Este projeto dedicado à população sénior é um momento de partilha, de combate ao isolamento, de valorização de experiências e de apoio à aprendizagem ao longo da vida. É de acesso livre e gratuito.

dia 03

  •  Abertura Exposição Cinebanda
    Abertura Exposição Cinebanda 18h

    Local: Claustros do Município

  • One Vision - Tributo a Queen
    One Vision - Tributo a Queen 21h30

    Local: Jardim do Cardal
    Bilhete gratuito

    Fazendo a sua estreia a 28 de Janeiro de 2006, e já com 850 concertos realizados, os ONE VISION são um caso sério de sucesso em Portugal. Desde aparições televisivas a participações nas festas de lançamento de novo material dos QUEEN, os ONE VISION, são a primeira banda de Tributo aos QUEEN a existir em Portugal, tendo por isso, o exclusivo apoio do QUEEN PORTUGAL. Representam também o nosso país, no evento mundial do Hard Rock Cafe, chamado Freddie For a Day, já há 15 anos.

dia 04

  •  Clube de Leitura
    Clube de Leitura 10h

    Local: Biblioteca Municipal de Pombal

    Destinatários: Público em geral

    O clube de Leitura é um espaço de partilha livre com periodicidade mensal, para amantes de leitura. Este projeto destina-se ao público em geral e tem o objetivo de promover e incentivar o gosto pela leitura em jovens e adultos entre os 14 e os 100 anos. Todos os meses os leitores são desafiados a conhecer as mais variadas histórias ligadas a temáticas diversas e escritas por diferentes autores.

  •  Abertura Exposição – “Mundos Imaginários”
    Abertura Exposição – “Mundos Imaginários” 15h

    Local: Biblioteca Municipal

    Destinatários: Público em geral

    A exposição Mundos imaginários é composta por esculturas, assemblages e ilustrações originais dos livros “Diário de um migrante” e “Queres namorar comigo?” numa grande variedade de técnicas e materiais. Este é o convite a entrar num mundo de pequenos micromundos. Ana Sofia Gonçalves combina idealizações, sonhos e desejos, e representa em Mundos Imaginários as ilustrações, as caixas mágicas, os objetos e as esculturas que se complementam. Esta é a proposta para entrar num mundo fantástico e num universo intimista e sonhador, onde apetece caminhar e onde é possível o sonho, a imaginação e a vivência feliz da infância.

  • Lançamento do livro de Paulo Moreiras “O Caminho do Burro”
    Lançamento do livro de Paulo Moreiras “O Caminho do Burro” 21h

    Com apresentação de Nuno Gabriel Oliveira

    Local: Biblioteca Municipal de Pombal

    Destinatários: Público em geral
    Informações: [email protected] | 236 210 521

    O Caminho do Burro é uma antologia dos melhores contos escritos por Paulo Moreiras, entre 1996 e 2017, que andavam dispersos por diversas publicações, algumas hoje esquecidas ou de difícil acesso. Contos onde o picaresco e a malícia do povo português andam de braço dado com as invejas e as cobiças de gente ruim e sem escrúpulos. Uns à procura de uma vida melhor, do amor, da amizade e outros a engendrar estratagemas a fim de estragar os bons planos do vizinho. Um retrato irónico, mordaz e cheio de humor sobre as grandezas e misérias de ser português, com os seus toques de malandro, pinga-amor e desenrascado. Tudo embrulhado pela riqueza vocabular a que Paulo Moreiras já nos habituou. Contos para comer, beber e rir por mais, que assim se dizem as verdades.

  • Rita Guerra
    Rita Guerra 21h30

    Local: Jardim do Cardal

    Bilhete: 5,00€

    Rita Guerra começou a cantar aos 16 anos e gravou o primeiro disco aos 23. Foi cantora residente no Casino do Estoril durante mais de 20 anos, representou Portugal na Eurovisão, é dela a voz Portuguesa de algumas das mais bonitas canções da Disney, gravou com as maiores vozes nacionais e com alguns dos seus maiores ídolos, gravou centenas de canções, colecionou primeiros lugares no Top e discos de platina. Escreveu um livro, que foi um sucesso de vendas e onde contou a sua historia de vida e com o qual tantas, mas tantas mulheres se identificaram. Em 2015, 32 anos passados desde que cantou profissionalmente pela primeira vez, Rita Guerra resolve fazer um resumo de carreira e edita “No Meu Canto – O melhor de Rita Guerra”. O disco que reúne 19 canções, entre as quais os duetos com Michael Bolton, Ronan Keating, Beto ou Paulo de Carvalho e que serviu de base à TOUR 30 Anos. Esgota todas as salas por onde passa, é seguida por uma multidão de fãs e é dona de uma das mais características vozes Portuguesas.

dia 05

  • Parada de Natal
    Parada de Natal 16h

    Local: Largo do Cardal
    Destinatários: Público em geral

    O Pai Natal chega à cidade de Pombal acompanhado de muita animação. Música duendes, personagens em andas, renas Mãe natal farão as delícias dos mais pequenos.

  • Teatro Amador de Pombal
    Teatro Amador de Pombal 17h

    Local: Teatro-Cine de Pombal

    Bilhete: 3,00€

    "Tão Bom"
    Poderia ser um gelado italiano, ou uma nova marca de produtos cosméticos, mas é uma adaptação absurdamente livre de contos e lendas ancestrais portuguesas, tendo como ponto de partida o livro “Contos Tradicionais do Povo Português” de Teófilo Braga. Elenco: Carlos Calika, Gabriel Bonifácio, Humberto Pinto, Paulo Rodrigues e Patrícia Valente Encenação: Ángel Fragua

dia 07

  • Círculos de Leitura do Livro | Mulheres que correm com os lobos
    Círculos de Leitura do Livro | Mulheres que correm com os lobos 21h15

    Local: Biblioteca Municipal de Pombal
    Destinatários: Público em geral

    [email protected] | 236 210 521

    O Projeto Círculos de Leitura foi pensado com base no livro “Mulheres que Correm com os Lobos” de Clarissa Pinkola Estés. Existe no interior de cada mulher uma força poderosa, feita de bons instintos, de uma criatividade apaixonada e de um conhecimento imemorial. À velocidade de um capítulo/encontro por mês, será percorrido um caminho que levará ao encontro da Mulher Selvagem e dos lobos que correm a seu lado.

  • Sara Ribeiro com Fred Noel, Nuno Mendes e Paulo Norte
    Sara Ribeiro com Fred Noel, Nuno Mendes e Paulo Norte 21h30

    Local: Jardim do Cardal

    Bilhete gratuito

dia 09

  • Projeto 3ESC – Educação, saúde, Cidadania – E8G
    Projeto 3ESC – Educação, saúde, Cidadania – E8G 17h

    Local: Jardim do Cardal

    K´Escolhas

dia 10

  • PEIXES GÉMEOS apresentam CAPUCHINHO BLUES + FADO ROCK DOS TRÊS PORQUINHOS
    PEIXES GÉMEOS apresentam CAPUCHINHO BLUES + FADO ROCK DOS TRÊS PORQUINHOS 15h30

    Local: Jardim do Cardal/Tenda

    Paulo condessa e Afonso Azevedo
    M/12

    OS PEIXES GÉMEOS fazem versões de clássicos infantis em modo humorístico-psicanalítico, semi-contados, semi-cantados em estilo durão pseudo-lamechas. O título refere-se ao Capuchinho Vermelho e aos Três Porquinhos. Extra-alavancados no famoso estudo psicanalítico de Bruno Bettelheim, os clássicos infantis são reconstrodestruídos a preceito. A profundidade psicológica da história vem ao de cima com as guitarras eléctricas: o travo humorístico é embalado no tom dos fadistas, rockeiros e cantores de blues, num registo pseudo-lamechas de psicólogo e jornalista e contador de histórias, e tal e coisa, com grandes manigâncias de tom e ritmo narrativo.

  • Inauguração da exposição “O Cantar da Pedra - Expressões sonoras e visuais a partir do trabalho de campo”
    Inauguração da exposição “O Cantar da Pedra - Expressões sonoras e visuais a partir do trabalho de campo” 18h

    Local: Galeria 1 Teatro-cine de Pombal

    Criação da Binaural Nodar no âmbito da Candidatura Territórios de Pedra
    M/12

    “O Cantar da Pedra” é uma criação da Binaural Nodar levada a cabo por uma equipa de etnógrafos, de artistas sonoros e visuais, a qual nasceu de um repto relativamente simples lançado pelos três municípios integrantes do projeto Territórios de Pedra: conceber uma instalação artística a partir dos sons relacionados com o património ligado à pedra existente nos municípios de Ansião, Pombal e Figueiró dos Vinhos.

  •  Abertura das exposições:
    Abertura das exposições: 19h

    Local: Casa Varela

    VISTAS PARA QUASES - Exposição de João do Vale e João Costa Gonçalves IDENTIDADE PROTOTIPADA - Instalação de Roberto Caetano

    A arte de João do Vale é desafiante. Este pintor que divide o tempo entre as Belas Artes em Guimarães e o Louriçal, lança-nos para territórios ainda inexplorados na Casa Varela. “Vistas para Quases” é uma exposição que resulta duma residência artística a quatro mãos, onde o músico João Costa Gonçalves o acompanhou nas ideias comuns de experimentação e na busca de reportórios que se adequam entre si: a ideia de deriva, de viagem e/ou de escapismo, de recolha, de encontro e reunião de ambientes.

    Utilizando as mais recentes técnicas de impressão 3D, Roberto Caetano apresenta-nos IDENTIDADE PROTOTIPADA. Uma instalação que consiste na desconstrução, controlada eletronicamente, de uma maquete da Casa Varela, onde simultaneamente vão sendo projetadas imagens dos depoimentos recolhidos sobre o passado, o presente e o futuro.

  • Concerto João Costa Gonçalves
    Concerto João Costa Gonçalves 21h30

    Local: Casa Varela

    M/6
    Bilhete gratuito

    Depois de residência artística em paralelo à de João do Vale, João Costa Gonçalves apresenta-nos o seu concerto comentado, baseado no diálogo construído com o artista visual a propósito da cidade. O carácter experimental e de investigação do seu trabalho sonoro, com as suas características de gravação, samples, mistura, colagem e orquestração permitem-nos encontrar não apenas uma adequação ao trabalho pictórico de Vale, mas também uma estrutura sui generis e muito original em matéria sonora.

  • Concerto de Natal
    Concerto de Natal 21h30

    Local: Jardim do Cardal

    Bilhete gratuito

    Coro Polifónico do Oeste

dia 11

  • Postal Led de Natal
    Postal Led de Natal 14h30 e 16h00

    Local: DOING Pombal – Espaço Maker | Biblioteca Municipal de Pombal

    Destinatários: Famílias (+ 8 anos)
    Inscrições limitadas a 8 crianças mais um familiar

    Neste workshop vais personalizar o teu postal de Natal com um Led. Os LED são componentes eletrónicos que emitem luz e que consomem pouca energia. Eles podem ter muitas formas e tamanhos. Imagina como poderias criar o teu postal natalício e enviá-lo com este pormenor surpreendente para desejar um feliz Natal a alguém especial.

  • Laços Eternos – Associação de Apoio a Pais em Luto
    Laços Eternos – Associação de Apoio a Pais em Luto 15h

    Local: Biblioteca Municipal de Pombal

    Destinatários: Público em geral

    Informações: [email protected] | 236 210 521

  • Música e palavras nascem no colo dos afetos
    Música e palavras nascem no colo dos afetos 16h30

    Local: Biblioteca Municipal de Pombal

    Destinatários: Crianças dos 3 aos 36 meses

    Informações: [email protected] | 236 210 521

    Inscrições limitadas a 10 crianças mais um familiar

    Atividade de promoção do livro e da leitura destinada a famílias com bebés entre os 3 e os 36 meses, com objetivos de promoção do desenvolvimento da consciência corporal, da noção do “eu” e das emoções. Esta dinâmica é um momento de partilha entre pais e filhos e convida as crianças a entrar numa viagem pelo imaginário através da música.

dia 12

  • Grupo de Bombos de Carnide
    Grupo de Bombos de Carnide 15h

    Local: Largo do Cardal

  • Concerto Festival SSSL
    Concerto Festival SSSL 17h

    Local: Teatro-Cine de Pombal

    Concerto Festival SSSL

    Pelo quarto ano consecutivo realiza-se este projeto que tem como objetivo a criação de uma produção musical original, com a participação de 5 jovens talentosos, oriundos de diferentes culturas musicais enraizadas nos Países da Rede Sete Sóis Sete Luas, e ganhadores do Prémio Revelação SSSL no seu País de origem. A direção musical será da responsabilidade do conceituado mestre português do bandolim Luís Peixoto. O mestre irá organizar o repertório musical deste projeto que pretende valorizar os novos talentos dos Países SSSL. Foi convidado a integrar neste projeto o jovem músico pombalense José Aguiar. Luís Peixoto (Portugal): direção musical, bandolim, cavaquinho / José Aguiar (Pombal): baixo Domenico Balletti (Toscana, Itália): acordeão, piano / Elena Grau (Valência, Espanha): voz Saimir Peona (Toscana, Itália): guitarra / Sharon Zucchelli (Toscana, Itália): piano.

dia 13

  • Concerto solidariedade Festival SSSL
    Concerto solidariedade Festival SSSL 11h

    Local: Associação Sócio-Cultural, Recreativa e Educativa de Cumieira e Circunvizinhas

    Jeunesse IV do 7Sóis

  • "Um Natal Imaginário" 14h30

    Local: Biblioteca Municipal de Pombal

    Serviço Educativo da Biblioteca Municipal de Pombal

    Destinatários: Crianças do 6 aos 12 anos

    Informações: [email protected] | 236 210 560

    E se o Natal estivesse cheio de personagens novas? Algumas muito estranhas? Vem ouvir esta história e desafiar a tua imaginação a criar um Natal diferente de todos os outros e por isso mais especial!

dia 14

  •  Natal das Escolas -“ILUSÕES MÁGICAS”
    Natal das Escolas -“ILUSÕES MÁGICAS” 10h30 e 14h30

    Local: Jardim do Cardal

    Mágico Vegas

    Com o objetivo de permitir que cada criança considere o seu natal único e inesquecível, vamos tornar o “Natal das Escolas” num evento diferenciador, levando as crianças a acreditar que o impossível não existe! Nos dias 14, 15 e 16 de dezembro vamos oferecer, a todas as crianças da educação pré-escolar e das escolas do 1.º ciclo do ensino básico, um espetáculo de magia protagonizado pelo mágico português “Mágico Vegas”.

  • "Um Natal Imaginário" 14h30

    Local: Biblioteca Municipal de Pombal

    Serviço Educativo da Biblioteca Municipal de Pombal

    Destinatários: Crianças do 6 aos 12 anos

    Informações: [email protected] | 236 210 560

    E se o Natal estivesse cheio de personagens novas? Algumas muito estranhas? Vem ouvir esta história e desafiar a tua imaginação a criar um Natal diferente de todos os outros e por isso mais especial!

dia 15

  •  Natal das Escolas -“ILUSÕES MÁGICAS”
    Natal das Escolas -“ILUSÕES MÁGICAS” 10h30 e 14h30

    Local: Jardim do Cardal

    Mágico Vegas

    Com o objetivo de permitir que cada criança considere o seu natal único e inesquecível, vamos tornar o “Natal das Escolas” num evento diferenciador, levando as crianças a acreditar que o impossível não existe! Nos dias 14, 15 e 16 de dezembro vamos oferecer, a todas as crianças da educação pré-escolar e das escolas do 1.º ciclo do ensino básico, um espetáculo de magia protagonizado pelo mágico português “Mágico Vegas”.

  • Um Natal Imaginário
    Um Natal Imaginário" 14h30

    Local: Biblioteca Municipal de Pombal

    Serviço Educativo da Biblioteca Municipal de Pombal

    Destinatários: Crianças do 6 aos 12 anos

    Informações: [email protected] | 236 210 560

    E se o Natal estivesse cheio de personagens novas? Algumas muito estranhas? Vem ouvir esta história e desafiar a tua imaginação a criar um Natal diferente de todos os outros e por isso mais especial!

  •  Café Memória
    Café Memória 15h

    Local: Biblioteca Municipal de Pombal

    Destinatários: Público em geral

    Informações: [email protected] | 236 210 521

dia 16

  •  Natal das Escolas -“ILUSÕES MÁGICAS”
    Natal das Escolas -“ILUSÕES MÁGICAS” 10h30 e 14h30

    Local: Jardim do Cardal

    Mágico Vegas

    Com o objetivo de permitir que cada criança considere o seu natal único e inesquecível, vamos tornar o “Natal das Escolas” num evento diferenciador, levando as crianças a acreditar que o impossível não existe! Nos dias 14, 15 e 16 de dezembro vamos oferecer, a todas as crianças da educação pré-escolar e das escolas do 1.º ciclo do ensino básico, um espetáculo de magia protagonizado pelo mágico português “Mágico Vegas”.

  • "Um Natal Imaginário" 14h30

    Local: Biblioteca Municipal de Pombal

    Serviço Educativo da Biblioteca Municipal de Pombal

    Destinatários: Crianças do 6 aos 12 anos

    Informações: [email protected] | 236 210 560

    E se o Natal estivesse cheio de personagens novas? Algumas muito estranhas? Vem ouvir esta história e desafiar a tua imaginação a criar um Natal diferente de todos os outros e por isso mais especial!

dia 17

  • Oficina de Exploração “O Que é a Natividade?”
    Oficina de Exploração “O Que é a Natividade?” 10h30

    Local: Museu de Arte Popular Portuguesa

    Destinatários: Público infantil (+ 4 anos / grupos organizados)

    Informações e inscrições: Gratuito. Sujeito a inscrição: [email protected] | 236 210 555

    A partir da exposição de Presépios de Feliciano Ferreira, os participantes são convidados a descobrir a composição de uma Natividade, ficando a conhecer a sua história e a sua iconografia. Após a visita, cada um irá ilustrar a sua Natividade.

  • "Um Natal Imaginário" 14h30

    Local: Biblioteca Municipal de Pombal

    Serviço Educativo da Biblioteca Municipal de Pombal

    Destinatários: Crianças do 6 aos 12 anos

    Informações: [email protected] | 236 210 560

    E se o Natal estivesse cheio de personagens novas? Algumas muito estranhas? Vem ouvir esta história e desafiar a tua imaginação a criar um Natal diferente de todos os outros e por isso mais especial!

  • Espetáculo de Vídeo Mapping
    Espetáculo de Vídeo Mapping 18h00 às 00h00

    Local: Largo do Cardal

    Nuno Mika

  • Noite de Fados – Homenagem a Joaquim dos Santos (Cartola)
    Noite de Fados – Homenagem a Joaquim dos Santos (Cartola) 21h

    Local: Jardim do Cardal

    Reservas pelo telefone: 930458202

    Grupo de Fados Amador de Pombal

    Bilhete: 2,00€

dia 18

  • "Um Natal Imaginário" 14h30

    Local: Biblioteca Municipal de Pombal

    Serviço Educativo da Biblioteca Municipal de Pombal

    Destinatários: Crianças do 6 aos 12 anos

    Informações: [email protected] | 236 210 560

    E se o Natal estivesse cheio de personagens novas? Algumas muito estranhas? Vem ouvir esta história e desafiar a tua imaginação a criar um Natal diferente de todos os outros e por isso mais especial!

  • Espetáculo de Vídeo Mapping
    Espetáculo de Vídeo Mapping 18h00 às 00h00

    Local: Largo do Cardal

    Nuno Mika

  •  Bárbara Bandeira
    Bárbara Bandeira 21h30

    Local: Jardim do Cardal

    Bilhete: 5,00€

    Bárbara nasceu em Azeitão, Portugal, no ano de 2001. Recentemente, lançou a nova música “Onde Vais” com a participação especial da artista Carminho. Em 2017, a sua música “És Tu” fez parte da banda sonora da novela da SIC, “Espelho d'Água” e em 2017, lançou o seu single “A Última Carta”. Em 2017 ganhou o Globo de Ouro para Revelação do Ano. Em 2021, foi jurada convidada no programa da TVI “All Together Now”. Tem, neste momento, um concerto agendado para uma das salas mais icónicas de Portugal: o Coliseu de Lisboa. Em 2011 foi uma das concorrentes do programa “Uma Canção para Ti” da TVI. Em 2014 participou no “The Voice Kids” onde integrou a equipa do mentor Anselmo Ralph. Durante esse período tornou-se extremamente popular através de redes sociais como o Twitter e principalmente o Instagram, que contribuíram para a popularidade que viria a ter posteriormente a nível musical. Estreou-se profissionalmente em Novembro de 2015 com o lançamento do seu primeiro single, “Crazy”. Em outubro de 2018, foi revelado que Bárbara Bandeira estava entre os cinco artistas nomeados para a edição de 2018 do prémio “Best Portuguese Act”, categoria dos “MTV Europe Music Awards”. Em 2019 foi concorrente do formato “Dança com as Estrelas”, transmitido todos os domingos em prime time, na TVI. No mesmo ano foi a cara da campanha de Regresso às Aulas da “Staples”. Estreou-se ainda no mundo da apresentação digital no programa “LaBanda”, na RTP1. Recentemente trabalhou “H&M”, “New Balance”, “Venus”, “ASUS”, “Halls”, “GMS”, “Maybelline”, “Garnier”, entre outras.

dia 19

  • Espetáculo de Vídeo Mapping
    Espetáculo de Vídeo Mapping 18h00 às 00h00

    Local: Largo do Cardal

    Nuno Mika

  • Banda às Riscas
    Banda às Riscas 15h

    Local: Largo do Cardal

    Animação de rua

    Todas as idades

    A Banda às Riscas é um grupo Musical de Animação de eventos, que nasceu na cidade do Porto. Desde então, a Banda às Riscas tem vindo a Animar as Ruas, Festas, todo o tipo de eventos em Portugal Continental e suas ilhas e também por Espanha, Suíça, Suécia, Bharain, França, espalhando risos e boa disposição por onde quer que passa. Contam-se cerca de um milhar as animações já realizadas ao longo da carreira da Banda. O repertório do grupo é de cariz tradicional, temas do imaginário coletivo e circense. A animação da Banda às riscas assenta na importância de despertar, na sociedade em que vivemos, o lado mais simples da vida: o sorriso!

  • MENINAS POUCO EXEMPLARES E o MÚSICO IRREPREENSÍVEL
    MENINAS POUCO EXEMPLARES E o MÚSICO IRREPREENSÍVEL 16h

    Local: Teatro-Cine de Pombal

    Animação de rua

    M/12

    Ana Brandão, Carla Bolito e Sara de Castro acompanhadas pelo pianista João Paulo Esteves da Silva

    Num ambiente de fim de festa, com confetis e balões espalhados pelo chão, um músico (contrabaixista ou pianista ou acordeonista) começa a tocar. A música convoca a presença de três mulheres que contam as suas histórias. As histórias estão povoadas de personagens femininas que se confrontam com as suas escolhas e a sua conduta, procurando libertar-se dos chavões associados ao papel “tradicional” da mulher. Estabelece-se um diálogo entre a palavra e a música, onde cada uma tenta descobrir novas formas de se contar. Ao contrário das adoráveis meninas exemplares da Condessa de Ségur, que fazem as delícias de suas mães, as intrépidas meninas pouco exemplares debatem-se com as provas do desamor, da perda, da solidão e da liberdade. João Paulo Esteves da Silva, José Tolentino Mendonça, Raquel Nobre Guerra, Adília Lopes, João Negreiros, Teolinda Gersão, Golgona Anghel e Isabella Figueiredo, são as autoras e os autores que apresentam as provas e as privações vividas pel’As meninas pouco exemplares. O canto surge no final como forma de redenção.

  • Concerto de Natal
    Concerto de Natal 17h

    Local: Igreja do Cardal

    Animação de rua

    Coro Municipal Marquês de Pombal

  • Christmas Songs Show
    Christmas Songs Show 18h30

    Local: Jardim do Cardal

    Bilhete gratuito

    Suzy e Kat

    Um espetáculo que promete envolvê-lo por completo na magia da época natalícia. Embalado pelas canções mais emblemáticas de sempre do Natal e protagonizado pelas cantoras Suzy, popularmente conhecida pela co-participação com os Anjos no tão inesquecível tema ‘Nesta noite branca’ e Kat Carols, ex-NonStop e representante de Portugal na Eurovisão em Atenas. Espetáculo esse comprometido com componente cénica natalícia e acompanhado pelos bailarinos caracterizados.

dia 20

  •  Oficina de Expressão Plástica “Presépios de Papel”
    Oficina de Expressão Plástica “Presépios de Papel” 14h30

    Local: Tenda de Natal

    Destinatários: Crianças do 1º Ciclo
    Duração: 2 horas

    Informações e inscrições: Gratuito. Limitado a 20 participantes. Sujeito a inscrição: [email protected] | 236 210 555

    A criança descobre a arte à medida que descobre a vida… As oficinas são uma oportunidade única de vivenciar situações concretas e significativas proporcionando à criança sentir, pensar e agir, com objetivos específicos. Os efeitos positivos de práticas artísticas são inúmeros. A criatividade é a mais citada. A arte revela sentimentos, imprime ideias, trabalha a coordenação motora, a visão, a organização espacial, expande o pensamento, e tantos outros aspetos cognitivos importantes na alfabetização da criança. Nesta oficina de expressão plástica cada participante irá construir as três principais figuras de um presépio.

  • "Um Natal Imaginário" 14h30

    Local: Biblioteca Municipal de Pombal

    Serviço Educativo da Biblioteca Municipal de Pombal

    Destinatários: Crianças do 6 aos 12 anos

    Informações: [email protected] | 236 210 560

    E se o Natal estivesse cheio de personagens novas? Algumas muito estranhas? Vem ouvir esta história e desafiar a tua imaginação a criar um Natal diferente de todos os outros e por isso mais especial!

dia 21

  •  Workshop de culinária “Presentes que se Comem”
    Workshop de culinária “Presentes que se Comem” 10h30

    Local: Tenda de Natal

    Formadora: Carla Ferraz

    Destinatários: M/ 16 anos

    Duração: 2h30

    Informações e inscrições: Gratuito. Limitado a 15 participantes.

    Sujeito a inscrição: [email protected] | 236 210 555

    Workshop de culinária que pretende incutir a ideia de Do It Yourself, contribuindo para a poupança familiar. Serão confecionadas 6 receitas, doces e salgadas, como proposta de presentes para o Natal. Destas receitas será fornecido receituário impresso a todos os participantes. Serão apresentadas propostas de embalamento dos bens confecionados utilizando matérias reciclados. Receitas que poderão ser utilizadas como oferta na quadra natalícia.

  •  Workshop “Cozinhar e Reciclar”
    Workshop “Cozinhar e Reciclar” 14h30

    Local: Tenda de Natal

    Formadora: Carla Ferraz

    Destinatários: 6 aos 12 anos

    Duração: 2h30

    Informações e inscrições: Gratuito. Limitado a 15 participantes.

    Sujeito a inscrição: [email protected] | 236 210 555

    Workshop de culinária que pretende incutir nos mais novos o gosto pela cozinha e alertar para a necessidade de reciclar alguns dos materiais que fazem parte do nosso dia-a-dia. Uma oficina criativa que inclui a confeção e decoração de 1 cupcake e 2 cakepops com a temática alusiva ao Natal e a construção de um postal de Natal com materiais reciclados.

  • "Um Natal Imaginário" 14h30

    Local: Biblioteca Municipal de Pombal

    Serviço Educativo da Biblioteca Municipal de Pombal

    Destinatários: Crianças do 6 aos 12 anos

    Informações: [email protected] | 236 210 560

    E se o Natal estivesse cheio de personagens novas? Algumas muito estranhas? Vem ouvir esta história e desafiar a tua imaginação a criar um Natal diferente de todos os outros e por isso mais especial!

  •  Inauguração da exposição “Afetos com Arte
    Inauguração da exposição “Afetos com Arte" 15h30

    Local: Arquivo Municipal de Pombal

    Exposição de trabalhos dos alunos de Artes Decorativas e Pintura da Universidade Sénior de Pombal, com a participação Clube de Leitura da Universidade Sénior

dia 22

  • Oficina de Expressão Plástica “Afetos com Asas”
    Oficina de Expressão Plástica “Afetos com Asas” 10h30

    Local: Arquivo Municipal de Pombal

    Formadora: Cristina Sousa (Atelier do Papel)
    Público (60+)

    Duração: 2 horas

    Informações e inscrições: Gratuito. Limitado a 15 participantes. Sujeito a inscrição: [email protected] | 236 210 585

    As oficinas são uma oportunidade única de vivenciar situações concretas e significativas proporcionando ao idoso sentir, pensar e agir com objetivos específicos. Os efeitos positivos de práticas artísticas são inúmeros. A criatividade é a mais citada. A arte revela sentimentos, imprime ideias, trabalha a coordenação motora, a visão, expande o pensamento.

  •  Boneca Viajante
    Boneca Viajante 15h

    Local: Teatro-Cine de Pombal

    Karts – Associação Cultural
    M/6

    Franz Kafka encontra no parque uma menina a chorar por ter perdido a sua boneca. Para a acalmar, transforma-se no carteiro de bonecas. Através de cartas a boneca viaja por vários países. Uma história que nos deixa uma mensagem forte: Tudo o que amas, eventualmente perderás, mas, no fim, o amor retornará de uma forma diferente.

dia 23

  • "João Paulo Vaz e Banda JM" 21h30

    Local: Jardim do cardal

    M/6

    Bilhete gratuito

    Atualmente, é pároco e arcipreste de Pombal. As suas músicas orientam-se, na sua totalidade, para a auto validação da pessoa humana, a capacidade de amar essencial à vida, a relação com os outros, a relação com Deus, o sentido da santidade e da perfeição. É assim que, ainda hoje, continua a compor, numa clara opção por pôr a render os seus talentos musicais ao serviço da promoção da pessoa humana e da evangelização. São cerca de 450 as suas composições, que deixam perceber também o seu percurso de crescimento pessoal e interior, em claras fases distintas.

dia 26

  •  Concerto Filarmónica da Guia
    Concerto Filarmónica da Guia 16h

    Local: Jardim do Cardal

    Bilhete gratuito

    Participação de João Silva, Ricardo Silva e Linda Mota

Exposições

de 3 a 15 dez

  •  Cinebanda
    Cinebanda

    Local: Claustros do Município

    Bilhete gratuito

    (Candidatura CineBanda)

de 4 dez a 8 mar

  • “Mundos Imaginários”
    “Mundos Imaginários”

    Destinatários: Público em geral

    A exposição Mundos imaginários é composta por esculturas, assemblages e ilustrações originais dos livros “Diário de um migrante” e “Queres namorar comigo?” numa grande variedade de técnicas e materiais. Este é o convite a entrar num mundo de pequenos micromundos. Ana Sofia Gonçalves combina idealizações, sonhos e desejos, e representa em Mundos Imaginários as ilustrações, as caixas mágicas, os objetos e as esculturas que se complementam. Esta é a proposta para entrar num mundo fantástico e num universo intimista e sonhador, onde apetece caminhar e onde é possível o sonho, a imaginação e a vivência feliz da infância.

de 10 a 27 dez

  • O Cantar da Pedra
    O Cantar da Pedra

    Local: Galeria 1 Teatro-cine de Pombal

    Expressões sonoras e visuais a partir do trabalho de campo

    “O Cantar da Pedra” é uma criação da Binaural Nodar levada a cabo por uma equipa de etnógrafos, de artistas sonoros e visuais, a qual nasceu de um repto relativamente simples lançado pelos três municípios integrantes do projeto Territórios de Pedra: conceber uma instalação artística a partir dos sons relacionados com o património ligado à pedra existente nos municípios de Ansião, Pombal e Figueiró dos Vinhos.

de 10 a 19 dez

  • VISTAS PARA QUASES
    VISTAS PARA QUASES

    Local: Casa Varela

    Exposição de João do Vale e João Costa Gonçalves

    IDENTIDADE PROTOTIPADA - Instalação de Roberto Caetano

    Horários: Quarta a sexta das 16h00 às 20h30 /Sábado e domingo das 10h00 às 13h00

    A arte de João do Vale é desafiante. Este pintor que divide o tempo entre as Belas Artes em Guimarães e o Louriçal, lança-nos para territórios ainda inexplorados na Casa Varela. “Vistas para Quases” é uma exposição que resulta duma residência artística a quatro mãos, onde o músico João Costa Gonçalves o acompanhou nas ideias comuns de experimentação e na busca de reportórios que se adequam entre si: a ideia de deriva, de viagem e/ou de escapismo, de recolha, de encontro e reunião de ambientes. Utilizando as mais recentes técnicas de impressão 3D, Roberto Caetano apresenta-nos IDENTIDADE PROTOTIPADA. Uma instalação que consiste na desconstrução, controlada eletronicamente, de uma maquete da Casa Varela, onde simultaneamente vão sendo projetadas imagens dos depoimentos recolhidos sobre o passado, o presente e o futuro.

de 11 dez a 11 jan

  • EXPOSIÇÃO DE PRESÉPIOS
    EXPOSIÇÃO DE PRESÉPIOS

    Local: Museu de Arte Popular Portuguesa

    De Feliciano Ferreira

    Destinatários: Público em geral

    Informações / inscrições: [email protected] | 236 210 555

    Horários: Quarta a sexta das 16h00 às 20h30 /Sábado e domingo das 10h00 às 13h00

    Exposição individual, composta por representações da Natividade, da autoria do artesão pombalense Feliciano Ferreira. Uma exposição composta por diversos trabalhos imagéticos, que representam cenas da Natividade, recorrendo à utilização e transformação criativa de materiais endógenos. A partir de casca e ramos de árvore, flores, folhas e musgo, com revestimento a parafina, Feliciano Ferreira executa presépios sustentáveis de inegável criatividade e beleza. Com diversas representações e modelos destacam-se obras simbólicas do Nascimento de Jesus, onde figuram as imagens do tradicional presépio, como S. José, a Virgem Maria, o Menino Jesus, a vaca, o burro, entre outros elementos e símbolos da representação do presépio.

de 21 dez a 31 jan

  •  “Afetos com Arte
    “Afetos com Arte"

    Local: Arquivo Municipal de Pombal

    Exposição de trabalhos dos alunos de Artes Decorativas e Pintura da Universidade Sénior de Pombal, com a participação Clube de Leitura da Universidade Sénior

Shopping Basket